domingo, 17 de junho de 2007

Criando oportunidades de aprendizagem continuada ao longo da vida.

O texto traz a idéia de que o aprendizado de cada pessoa deve ser contínuo, principalmente nos dias atuais, pois com o imenso número de informações que recebemos todos os dias, e não estivermos sempre abertos a aprender, ficaremos para traz e desatualizados. Mas para desenvolver essa idéia do aprendizado continuado, é necessário que as escolas estimulam aos alunos a terem o interesse de sempre estarem buscando novos conhecimentos fora aqueles que recebem dentro de sala de aula.
O autor deste texto traz duas formas de como as pessoas aprendem e adquirem o conhecimento, uma é o caçador-ativo, que é aquela que está sempre atrás de conhecimento, que busca a continuar pensar ou buscar mais informação para poder entender determinado assunto ou concluir alguma tarefa, principalmente na infância, antes da entrada na escola, pois a criança tem a curiosidade aguçada, está sempre querendo aprender mais; e outra é o receptor-passivo, é a que fica esperando as informações serem dadas por outra pessoa, não questionando nem buscando maior conhecimento sobre determinado assunto, essa forma é muito desenvolvida nas escolas, na educação formal.
Mas quando chega a idade adulta, as pessoas desenvolvem tanto o caçador-ativo como o receptor-passivo, isso dependendo muito das circunstâncias e do estilo de aprendizagem. E para que a aprendizagem seja continuada ao longo da vida, é necessário, primeiramente, que a pessoa tenha o desejo de aprender, pois assim, terá condições de fazê-lo, independentemente, de onde e quando isto ocorre. E sendo preciso a união de 3 fatores: primeiro, que tenha predisposição de aprendizagem; segundo, que a informação esteja organizada; e por último, que existam pessoas que possam auxiliar o aprendiz no processo de aprender, que são os agentes de aprendizagem.
E atualmente, a sociedade deve estar preocupada com a preparação do indivíduo para a "sociedade do conhecimento", mas que implica na consciência de que a educação pode contribuir para os processos de mudanças em todas as organizações sociais, trabalho, família, comunidade. Pois com o universo de informações transmitidas para todos, os processos de aprendizagem passam pela geração de oportunidades de acesso à essas informações, e com isso, a escola tem a necessidade de se preparar para essa nova realidade da sociedade globalizada, informatizada.
Texto: Criando oportunidades de aprendizagem continuada ao longo da vida.
Autor: José Armando Valente (Unicamp)

Nenhum comentário: